Ibaneis Rocha é o primeiro advogado brasiliense a presidir a OAB-DF

O novo presidente da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é o primeiro advogado a comandar a entidade com certidão de nascimento registrada na capital da República. Nascido em Brasília em julho de 1971, Ibaneis viveu dos 8 aos 15 anos em Corrente, Piauí. Voltou para completar os estudos. Em 1989, ingressou no curso de Direito, no Uniceub, e passou a militar na Justiça do Trabalho. Em 1994, montou escritório com a então namorada, com quem é casado há 16 anos.

Ibaneis é pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Processo Civil. Em 2003, foi eleito conselheiro seccional, aos 32 anos, pela chapa Pela Ordem. Assumiu a Comissão de Prerrogativas da OAB-DF. Como defensor dos direitos dos advogados, atuou em causas nacionalmente conhecidas. É o caso da luta por garantir o trabalho dos advogados de defesa dos acusados no processo do 'mensalão' durante os depoimentos à CPI, em 2005.

Em 2006, entrou com o pedido de habeas corpus em defesa de 15 profissionais acusados de passar informações sigilosas sobre a Operação Hurricane, da Polícia Federal, para a imprensa. Atuou, ainda, quando Cezar Britto era presidente do Conselho Federal da OAB, para a aprovar a Proposta da Súmula Vinculante nº 14.

Ibaneis assumiu a vice-presidência da OAB-DF em 2008. Presidiu, ainda, o Órgão Especial do Conselho Pleno e foi secretário da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.