Vereador do PT é eleito novo presidente da Câmara de SP

O vereador José Américo Dias (PT) foi eleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo, em votação que ocorreu na tarde desta terça-feira, após a cerimônia de posse dos vereadores e do prefeito Fernando Haddad (PT).

Américo foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Haddad, que assumiu hoje o cargo com maioria no Legislativo municipal - ao menos 40 dos 55 vereadores eleitos, sendo 11 do PT, devem apoiá-lo.

Ao todo, 51 vereadores escolheram Américo, que concorria com Toninho Vespoli (Psol), que obteve um voto. Os vereadores também escolheram Marco Aurélio Cunha (PSD) como 1º  vice-presidente e Aurélio Miguel (PR) como 2º vice-presidente.

Em um acordo traçado entre PT e PSDB, o vereador Claudinho de Souza (PSDB) ficou com o posto de 1º vice-secretário, cargo mais importante da Mesa Diretora após a presidência.  Já o vereador Rubens Calvo (PMDB) foi eleito corregedor-geral da Câmara Municipal, com 50 votos favoráveis. Também compõem a mesa Adilson Amadeu (PTB), 2º Secretário; Gilson Barreto (PSDB), 1º suplente; e Dalton Silvano (PV), 2º suplente.  Os mandatos da mesa diretora valem por um ano.

Com amplo apoio da base aliada, Fernando Haddad deve conseguir aprovar sem dificuldade algumas de suas propostas de campanha, como a mudança no modelo atual de inspeção veicular e o projeto do Bilhete Único mensal.