Carlos Amastha toma posse em Palmas sem presença de vice

Eleito para a prefeitura de Palmas (TO), Carlos Amastha (PP) tomou posse nesta terça-feira sem a presença de seu vice, Sargento Aragão. O companheiro de chapa não deu uma justificativa oficial para a ausência na solenidade, realizada no Theatro Fernanda Montenegro, mas compareceu à posse do Executivo de Ponte Alta, outra cidade de Tocantins.

A ausência de Aragão à cerimônia de posse teria ocorrido por um descontentamento do vice por não ter opinado na composição do secretariado, segundo informações que circularam nos bastidores do evento. O pepista é deputado estadual e precisa renunciar ao cargo para não acumular com a função de vice-prefeito.

Em seu discurso de posse, Amastha lembrou a "coragem" de seu vice, sem explicar a ausência do companheiro de chapa. "Se me faltar coragem, vou pegar um pouco da coragem do meu vice Sargento Aragão, a quem eu passei a respeitar muito depois de conhecer sua história", disse.

O prefeito garantiu que as ações prometidas durante a campanha já estão previstas em projetos. "Tudo que falamos em nossa reunião de bairro, nos debates, nas reuniões classistas, tudo está registrado e bem fresco na minha memória",disse.

No período eleitoral, Amastha prometeu a implantação de creches noturnas, asfalto em bairros mais populares, escolas de tempo integral e de empreendedorismo, shoppings a céu aberto e uma moderna mobilidade urbana.

Colombiano naturalizado, Amastha confidenciou que sempre tentou manter distância do poder público, mas que o sentimento se desfez ao chegar à mais nova capital brasileira. "A decisão de me candidatar a Prefeitura de Palmas não é fruto de vaidade pessoal, de interesse de grupos, tampouco necessidade financeiro familiar. Isso eu fiz questão de deixar bem claro na minha campanha, passando minha vida a limpo", disse.

Ainda na solenidade de posse, o vereador Major Negreiros foi empossado como novo presidente da Câmara de Palmas para a legislatura biênio 2013-2014. A escolha foi feita por meio de votação entre os 19 parlamentares do Legislativo. Negreiros, que é do PP, mesmo partido de Amastha, teve 12 votos.

A solenidade de posse foi presidida pelo vereador mais votado no pleito de 2012, Rogério Freitas (PMDB). O parlamentar teve um total de 3.112 votos.