SC: apesar do tempo ruim, praias lotam no último domingo do ano

Mesmo com o tempo instável, as principais praias de Santa Catarina estiveram completamente lotadas no último domingo de 2012. Milhares de turistas continuam chegando ao Estado para as festas de Réveillon, principalmente na capital Florianópolis e em Balneário Camboriú.

As nuvens carregadas presentes em praticamente todo o litoral desde o início da manhã não foram capazes de assustar os banhistas. Em Florianópolis, os termômetros marcaram 27°C, apesar do tempo nublado e com raras aberturas de sol. Mesmo assim, o “mormaço” agradou quem aproveitou o dia na praia.

“Está muito abafado. Se o sol estivesse a pino não conseguiríamos ficar aqui”, disse o turista Wellington Melnik, 29 anos, morador de São Paulo. “Viajamos para curtir Florianópolis. Pode cair uma tempestade que não desanimaremos. Vamos ficar na praia”.

Quem arriscou visitar praias da região leste da ilha - como Joaquina e Mole - enfrentou um engarrafamento gigantesco no morro de acesso à Lagoa da Conceição. A população da capital catarinense praticamente "dobra" no final de dezembro e primeira semana de janeiro. Com isso, o trajeto que normalmente é percorrido em dez minutos, chegou a ser completado em cerca de uma hora e meia.

O sábado foi marcado por chuvas intensas no Estado. Na região do Vale do Itajaí, chegou a ser registrada, em menos de 12 horas, a metade de todo o volume esperado para o mês de dezembro inteiro.

Para o último dia do ano, o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (CIRAM) prevê muito sol e calor intenso em todo o litoral do Estado, principalmente pela manhã. A virada do ano, entretanto, pode ser marcada por pancadas de chuva e trovoadas, típicas do verão.