SP: operação em Paraisópolis tem 118 detidos pela polícia

A Polícia Militar informou que 73 pessoas foram presas em flagrante, 17 adolescentes foram detidos e 28 foragidos da Justiça capturados, até as 6h desta segunda-feira, durante a Operação Saturação realizada na comunidade Paraisópolis, na zona sul da Capital. Ao todo, 118 pessoas foram detidas desde o início da operação, no dia 29 de outubro.

Além das prisões, a polícia apreendeu 21 armas ilegais, uma granada, quatro artefatos explosivos, 450 munições de diversos calibres, 59,9 kg de cocaína, 344,4 kg de maconha, 1 kg e 1.043 unidades de drogas sintéticas.

A operação teve início em outubro, quando o Comando de Choque ocupou a área e fez bloqueios em várias ruas de acesso à favela. Ao todo, mais de 500 policiais militares do Batalhão de Choque e do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) participam da ação.

Onda de violência

Desde o início do ano, ao menos 98 policiais foram assassinados no Estado. Desse total, 21 eram aposentados e três estavam em serviço. Além disso, o Estado continua a enfrentar um grande índice de violência. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, só na capital foram registrados 1.135 casos de homicídios dolosos entre janeiro e outubro, mais do que todo o ano de 2011. O mês de outubro foi o mais violento dos dois últimos anos na cidade, com 176 mortos. Em todo o Estado, foram 4.007 casos registrados desde janeiro.