Eleonora Menicucci abre Cúpula pelo Fim da Violência contra as Mulheres 

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, participará da cerimônia de abertura da 2ª Cúpula da Parceria Global pelo Fim da Violência contra as Mulheres, às 9h30, no Hotel Golden Tulip Alvorada, em Brasília.

Ela falará na primeira atividade pública do evento, nesta quarta-feira (28), momento alusivo aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Ao lado da ministra, estarão o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon; a presidenta da Vital Voices, Alyse Nelson; a presidenta da Avon, Sheri S. McCoy; David Legher, da Avon Brasil; e a atriz e empresária Luiza Brunet. Menicucci estará acompanhada da secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da SPM, Aparecida Gonçalves.

Na solenidade, estarão presentes a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu o nome da lei 11.340/06 (cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher), e a representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire.

São aguardados 50 especialistas de 12 países da América Latina, da África, do Oriente Médio, da Ásia e da Europa. O evento é promovido pela Vital Voices Global Partnership, ONG internacional fundada pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e pela Fundação Avon para as Mulheres, como resultado da parceria estabelecida em 2010.

O evento terá palestras de jornalistas, juízes e juízas, policiais, atrizes, representantes de ONGs de direitos das mulheres, entre outros.