Frente fria deixa tempo carregado no RJ e ES nesta segunda

O ar seco de origem polar reduz a nebulosidade em parte do Sul e deixa a temperatura amena. Segundo a Climatempo, outra massa de ar seco e quente inibe o crescimento das nuvens entre o Recôncavo Baiano, o Rio Grande do Norte, Ceará e o norte do Piauí. 

Uma frente fria entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ajuda a formar nuvens mais carregadas entre o os dois Estados, em Goiás e o norte de Minas Gerais. Chove muito nestas áreas até a noite desta segunda-feira. O ar úmido e quente forma nuvens de chuva sobre o Centro-Oeste, Norte, Maranhão, interior do Piauí e da Bahia.

Confira a previsão por região:

Sudeste

Uma frente fria fica parada entre o RJ e ES, junto com fortes áreas de instabilidade no interior do Sudeste. Chove muito em quase toda a Região. Alerta para temporais no ES, MG e RJ. O leste de SP tem um dia nublado e com garoa.

Sul

O ar polar, o sol e o tempo seco predominam no Sul. O dia amanhece frio e com neblina em muitas áreas, incluindo as capitais Porto Alegre e Curitiba. O leste do PR e o vale do Itajaí, têm céu nublado e chuviscos. Chove à tarde no oeste do PR.

Centro-Oeste

Na segunda-feira, áreas de instabilidade atuam fortes no Centro-Oeste. Chove muito no centro-norte de GO. A maior parte de MS tem sol e chuva à tarde. No norte do MS e nas outras áreas têm períodos com sol e chuva que pode ser forte.

Nordeste

Na segunda-feira, um VCan influencia o Nordeste. Pancadas de chuva ocorrem no centro-sul do MA, do PI e em quase toda a BA, mas o sol aparece. No Recôncavo, no nordeste baiano e no restante da Região, o tempo fica seco.

Norte

O AM, RO, AC, o oeste e centro-sul do PA e o TO têm muitas nuvens, pancadas de chuva e períodos com sol. Pode chover forte. No restante da Região, o sol aparece na maior parte do dia e a chuva ocorre à tarde e à noite.