Ladrões roubam 296 armas de fórum no PR

O Fórum da cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi invadido na madrugada deste domingo por um grupo de quatro criminosos que levou 296 armas de fogo que estavam armazenadas no local. As armas haviam sido apreendidas e estavam anexadas a processos criminais em trâmite no fórum. Foram levados revólveres e pistolas. Armamento mais pesado, como metralhadores e fuzis, que também fazia parte de processos, já tinha sido retirado do local havia pouco tempo.

"O objetivo seria arrecadar as armas mais pesadas, mas elas já não estavam mais lá. Mas estas armas podem cair na mão de outros bandidos, especialmente as armas com a numeração raspada", afirma o delegado Erineu Portes, da Delegacia de Colombo. De acordo com ele, existe um histórico de todas as armas que estavam no fórum.

Para cometer o crime, os ladrões renderam o vigia do fórum, que fazia o monitoramento sozinho do local, onde não há sistema de câmeras. "Quando ele chegou à porta, já estava um homem com balaclava (máscara) e uma arma que seria uma calibre 12", conta Portes. O vigia permitiu a entrada dos criminosos, diante disto, e recebeu muitas ameaças para entregar as chaves das salas onde as armas estavam armazenadas.

Inicialmente, o segurança disse que não portava as chaves, mas cedeu sob ameaça de morte. Ele foi amarrado e amordaçado, ficando assim por cerca de cinco horas. O vigia conseguiu retirar as fitas adesivas da boca ao pressionar contra uma porta e gritou por socorro. Um vizinho ouviu o apelo e chamou a Polícia Militar.

"O vigia não conseguiu identificar nenhum deles. Os homens tiraram as armas das caixas onde estavam e colocaram tudo em sacolas. Agora vamos pedir as imagens das câmeras de segurança do município para tentar a identificação", comentou o delegado.