Ibope: Dilma é mais lembrada que Lula para 2014

Segundo pesquisa, 26% dos eleitores citam a presidente e 19%, Lula 

RIO - Levantamento do Ibope publicada neste domingo (25) mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) é mais lembrada que Lula, seu mentor político, quando se fala em sucessão de 2014. Criatura vence o criador. Dilma é citada espontaneamente por 26% dos eleitores como a candidata predileta para presidir o país em dois anos. 

Os nomes de Dilma e Lula não foram citados aos entrevistados, e o ex-presidente com apenas 19% das intenções. A diferença de sete pontos, segundo os números divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo, é maior do que a margem de erro.

Entre os candidatos da oposição, só três nomes foram mencionados: José Serra (4%) e Aécio Neves (3%), ambos do PSDB e Marina Silva, que já foi candidata à presidência e está sem partido, foi alvo de 2% de citações, igual número da soma de outros nomes mencionados. Caso a eleição fosse hoje, 39% não souberam escolher o nome do candidato na pesquisa espontânea. Não quiseram responder 1%. Outros 4% responderam que anulariam ou votariam em branco.

Segundo o Ibope, Dilma é mais lembrada no Nordeste (31%), na classe C (27%), nas cidades com menos de 100 mil habitantes, por jovens de 16 a 24 anos (31%), pelos com escolaridade mediana (29% entre aqueles que cursaram até da 5ª à 8ª série). Já o ex-presidente Lula se destaca entre os mais velhos e entre os mais pobres.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores em 143 municípios entre 8 e 12 de novembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.