ASSINE
search button

Relatório final da CPI do Cachoeira só será votado na próxima semana

Documento de Odair Cunha pede indiciamento de 46 pessoas, entre elas Marconi Perillo

Compartilhar

O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), convocou para a próxima quarta-feira (5) uma nova sessão para discutir e votar as conclusões do relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG).

A leitura do relatório teve início nesta quarta-feira (21) com o pedido de vários deputados para que tenham tempo de analisar o documento antes da votação. 

O relatório final com mais de 5.100 páginas do deputado Odair Cunha (PT-MG) já está disponível no site da comissão.

O documento sugere o indiciamento de 46 pessoas, dentre elas o governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB; o ex-presidente da Delta Construções, Fernando Cavendish; o deputado federal Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e o prefeito de Palmas, Raul Filho, do PT.

Cunha recomenda que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, seja investigado por não ter dado prosseguimento às investigações da Operação Vegas, da Policia Federal. O chefe da sucursal da revista Veja em Brasília, Policarpo Júnior, e outros quatro jornalistas - a maioria de Goiás - também tiveram o pedido de indiciamento incluído no relatório.

>> Com alvará de soltura, Cachoeira deixa a penitenciária da Papuda

>> Senador diz que saída de Cachoeira da prisão é mau presságio 

>> Empresa investigada na CPI bancou honorários de Thomaz Bastos

>> Após soltura de Cachoeira, companheira já fala em casamento

O relator sugere a apresentação de oito projetos de lei a partir das investigações. As propostas tratam dos seguintes temas:

- criminalização de jogos de azar;

- tipificação de organizações criminosas;

- alteração prazos prescricionais;

- alteração da atuação do Conselho Nacional do Ministério Público (ampliação de atuação frente ao Supremo Tribunal Federal); 

- utilização de pessoa interposta (“laranja”);

- alteração na Lei de Improbidade Administrativa;

- criação do Cadastro Nacional de Dados;

- alteração da fiscalização de empresas de factoring.

Cachoeira

Hoje de madrugada, o personagem principal da CPMI, Carlinhos Cachoeira, foi solto do presídio da Papuda, em Brasília, onde estava preso desde fevereiro.

Ele ganhou alvará de soltura após ser condenado, ontem, pela Justiça do Distrito Federal a cinco anos de prisão em regime semiaberto, pelos crimes de formação de quadrilha e tráfico de influencia. Cachoeira também vai ter que pagar mais de R$ 150 mil em multa. Essa condenação se refere à operação Saint Michel da Polícia Civil do DF, que investigou a tentativa de fraude na licitação do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público local.

Essa foi a primeira condenação do contraventor desde que surgiram as denúncias de corrupção.