TST cria link para solicitação direta de conciliação

BRASÍLIA - A partir de agora os advogados podem solicitar audiência de conciliação em processos em curso no Tribunal Superior do Trabalho pelo recém-criado "link" Conciliação, localizado na página inicial do site do tribunal. O botão dá acesso a um formulário digital com a solicitação, devendo o usuário utilizar como código e senha os mesmos do sistema de visualização de autos do TST - o qual já é acessado por 11 mil advogados.

A novidade foi instituída por ato do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, que criou o Núcleo Permanente de Conciliação (Nupec). Até então, as partes não tinham um caminho virtual que facilitasse a conciliação na última instância da Justiça do Trabalho.

De acordo com o secretário-geral do TST, juiz Rubens Curado, trata-sede um incentivo direto à auto composição dos litígios, estabelecendo-se assim a "rede de conciliação da Justiça do Trabalho", em conformidade com a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (Resolução 125/2010).