A explosão de um barco com nove pescadores nas proximidades da ilha de Itamaracá (PE) deixou a tripulação à deriva desde a noite de quinta-feira. Na manhã deste sábado, um dos náufragos foi encontrado por um empresário na praia de Tambaba, em Conde, litoral sul da Paraíba. No decorrer do dia, mais quatro pescadores já foram encontrados. As buscas pelos outros quatro tripulantes seguem.
De acordo com Hildebrando Carvalho, proprietário de uma pousada de naturismo na praia de Tambaba, ele encontrou o homem por volta das 6h. "Ele estava muito debilitado, em estado de choque e com frio. Aos poucos foi se recuperando e conseguiu contar o que havia acontecido com o barco", disse o empresário.
Carvalho contou que segundo o náufrago, o barco Horizonte II que pertencia a uma empresa de pesca de Recife, pegou fogo na noite de quinta, mas todos os tripulantes conseguiram escapar, porém não houve tempo para pegar botes ou coletes. "Eles pularam na água e ficaram agarrados a cordas ligadas ao barco", disse Carvalho.
De acordo com a empresa Pronaval, proprietária do barco, o contato com a embarcação foi perdido na noite de quinta-feira. "Intensificamos as tentativas de contato via rádio, sem sucesso. Por conta disso, enviamos outra embarcação para a última posição registrada, para tentar apurar o que estava se passando. Essa embarcação continua e continuará com as buscas", diz nota enviada pela empresa.
Ainda segundo a Pronaval, mais quatro tripulantes já foram encontrados no decorrer deste sábado, todos nas proximidades de Tambaba. De acordo com Carvalho, os pescadores estão sendo encaminhados para o Hospital de Trauma de João Pessoa, a maioria com queimaduras causadas pelo sol.
Os bombeiros, a Capitania dos Portos e a Polícia Rodoviária Federal seguem nas buscas pelos outros quatro tripulantes.