ASSINE
search button

DF decreta estado de alerta devido a baixa umidade do ar

Compartilhar

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal (DF) decretou, nesta quinta-feira, estado de alerta devido a baixa umidade relativa do ar. Nos últimos três dias, o índice de umidade ficou abaixo dos 20%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ontem, a cidade registrou o índice mais baixo do ano: 13%. Não há previsão de chuvas para os próximos sete dias.

Quando a umidade cai abaixo de 30% e fica acima de 20% já representa estado de atenção. Já o índice inferior a 20% leva ao estado de alerta. A decretação do estado de emergência é feita quando fica aquém de 12%.

"A temperatura está elevada e a umidade do ar vem baixando nos últimos dias, o que pode ocasionar problemas de saúde à população do Distrito Federal. Por isso, decidimos, a exemplo do que ocorreu no mês passado, estabelecer o estado de alerta, como medida preventiva", explicou o subsecretário de operações da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

Com isso, a Defesa Civil recomenda que se evite aglomerações, que se beba muito líquido, e que se pingue duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia. Também é aconselhável manter o ambiente úmido, fazer refeições leves, e evitar exercícios físicos no período entre 10h e 17h.