RS adapta currículo do Ensino Médio aos parâmetros do Enem

Para diminuir os altos índices de reprovação e evasão escolar no ensino médio, próximos dos 40%, a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS) já está adaptando o currículo do antigo segundo grau aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - o que inclui a integração de pelo menos 12 disciplinas nas quatro grandes áreas de conhecimentos: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Com isso, o Estado é um dos primeiros a se adequar às recomendações do Ministério da Educação (MEC) de modernizar o currículo e flexibilizar o formato atual. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

As medidas buscariam reverter o quadro de estagnação nessa etapa de ensino demonstrado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Rio Grande do Sul, por exemplo, o indicador recuou de 3,9 em 2009, para 3,7 em 2011 - a meta era de 4,0. No Estado gaúcho, as modificações já estão em andamento nas turmas do 1.º ano das 1.060 escolas estaduais.

Ano que vem, as mudanças vão atingir os alunos da série seguinte. E em 2014, os estudantes do 3.º ano. O projeto de reformulação não contempla a extinção de disciplinas, o que agrega 200 horas a mais de aulas por ano.