Sensação térmica chegou a 30°C negativos na serra catarinense 

A onda de frio que atingiu o Sul do país nesta semana levou, além de neve, uma sensação térmica de -30ºC à região serrana de Santa Catarina.

De acordo com as informações do Centro de Recursos Ambientais do Estado (Ciram) os termômetros chegaram a marcar 7,8ºC em Florianópolis, temperatura considerada atípica para esta época do ano. Na serra, a neve foi observada durante a noite de terça e a manhã desta quarta-feira nos municípios de Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.

O frio intenso e o vento ainda provocaram uma sensação térmica de -21°C às 5h em São Joaquim e -30°C às 4h no Morro da Igreja, de acordo com aviso divulgado pelo órgão.

O chamado gradiente (diferença) de pressão entre a frente fria e a chegada da massa de ar polar provocou vento forte em boa parte de Santa Catarina. As rajadas chegaram aos 106 km/h na serra e 64,8 km/h em Florianópolis.

A informação oficial do Ciram, divulgada nesta quarta-feira, indica que a última neve que ocorreu em setembro foi registrada em 2008, no dia 7, em Urubici e São Joaquim. Já na primavera, a última ocorrência, segundo o mesmo órgão, foi no ano 2000, porém, em um uma área isolada. A última neve nesta estação, segundo os institutos Climaterra e Metsul, em uma área urbana, foi no ano de 1995.