Com R$ 24 mil em prêmios, corrida leva 1.600 em Manaus

Mais de 1.600 atletas disputaram neste domingo (23) a 57ª edição da Corrida Pedestre Henrique Archer Pinto, realizada em Manaus. Considerada uma das corridas de rua mais importante do amazonas, a prova teve largada em frente ao Studio 5 Shopping e contou com percurso de 5 km e 10 km.

Sem o sol forte, que é típico na região, o clima agradou bastante aos corredores, pois o calor não castigou como o percurso, um tanto quanto inclinado. Em compensação, a premiação fez a corrida da categoria elite valer a pena: R$ 24 mil.

Com o tempo de 17min08s, Dionísio Gomes foi o grande campeão nos 5 km, após travar um duelo intenso contra Jackson Costa e João Roseni, que vieram logo atrás. Entre as mulheres, Irismar Gonçalves levou a melhor diante de Geruza Alfaia e ficou com a vitória. Ligéria Castro foi a terceira colocada.

Já nos 10 km, José Maria de Arruda superou o queniano Paul Kipkeimei e Evandro Saraiva para ficar com o título do tradicional evento amazonense. Risonete dos Santos, com dois minutos de vantagem, não teve muitas dificuldades para ficar com a vitória, batendo Ciranilde dos Santos e Márcia da Silva.