RN: governadora exonera supervisor do Detran preso em operação

A governadora Rosalba Ciarlini exonerou Jader Luiz Henriques da Costa do cargo de supervisor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mossoró nesta quarta-feira. O assessor técnico Saint Clair Lopes de Medeiros foi designado para o seu lugar. Jader Luiz foi preso nesta terça-feira após a Operação Cangueiros, que investiga uma quadrilha suspeita de fraudar carteiras de habilitação em municípios da região oeste.

A decisão da governadora foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta. A Ciretran é subordinada ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).

Segundo a PM, Jader Luiz está em prisão domiciliar, em Mossoró, após ter passado mal no quartel da polícia. Os demais presos foram encaminhados para um presídio do município.

Operação Cangueiros.

Desencadeada pelo Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, a Operação Cangueiros foi realizada na manhã desta terça-feira em Mossoró. Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão contra proprietários de Centros de Formação de Condutores e funcionários públicos que trabalham no Detran da cidade.

Segundo as investigações, todos os envolvidos faziam parte de uma quadrilha que agia em Mossoró, Tibau, Assú e Alexandria. Eles teriam fraudado diversas etapas do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As irregularidades aconteciam no registro falso da presença dos interessados, na obtenção de CNH nas aulas teóricas e em facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos. A prática possibilitava que pessoas analfabetas ou com algum grau de deficiência visual conseguissem o documento.