PT escolhe Aníbal Diniz para ocupar vice-presidência do Senado 

A bancada do PT no Senado escolheu, nesta quarta-feira, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) para substituir Marta Suplicy na vice-presidência do Senado. Pelo critério da proporcionalidade, o partido tem o direito a ocupar esse cargo. Marta deixou a função para assumir o comando do Ministério da Cultura amanhã.

De acordo com a legenda, não houve disputa na escolha. O nome de Diniz foi definido por consenso pelos 13 senadores petistas. Eleito como suplente do governador do Acre, Tião Viana, o novo vice-presidente da Casa disse sentir um misto de "alegria e frio na barriga" ao assumir o cargo. "É uma alegria pelo reconhecimento do trabalho e (sinto) certa tensão pela responsabilidade de substituir uma senadora como Marta Suplicy", declarou.

Jornalista, graduado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Diniz foi secretário de Estado de Comunicação de 1999 a 2006 nos dois governos de Jorge Viana e de 2007 a 2010 no governo Binho Marques. Ele ocupará a vice-presidência do Senado até fevereiro de 2013, quando termina o mandato da atual Comissão Diretora.

A troca no comando do Ministério da Cultura foi feita pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira. Ela demitiu Ana de Hollanda e, em seguida, a senadora petista Marta Suplicy foi anunciada para o cargo. A posse será na próxima quinta-feira às 11h.