Áreas de instabilidade provocam chuva no Sul do país 

Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria estão espalhadas sobre grande parte do Sul do Brasil. Ao longo desta segunda-feira, este sistema frontal provoca chuva principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. No Sudeste, o vento úmido do mar aumenta a nebulosidade no leste de São Paulo, mas não há condições de chuva significativa. Tempo quente e seco nas demais áreas. Tempo aberto também no Centro-Oeste, grande parte do Nordeste, no Tocantins e no sudeste do Pará. Chuva passageira no leste nordestino, de acordo com a Climatempo. Confira a previsão pelo país:


Norte

Segunda-feira de sol e tempo firme no Tocantins, no sul de Rondônia e no sul e sudeste do Pará, não há previsão de chuva. Nas demais áreas da Região, o tempo quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva principalmente a partir da tarde.

Nordeste

Dia de sol em todo o Nordeste, mas a umidade que chega do mar deixa o céu com muita nebulosidade e há previsão de chuva a qualquer hora do dia na costa sul da Bahia. Nas demais áreas do leste nordestino, sol forte e chuva rápida. Previsão de pancadas de chuva à tarde no norte do Maranhão. Nas demais áreas nordestinas, uma grande massa de ar quente e seco deixa o tempo aberto, com sol forte o dia todo e sem previsão de chuva.

Centro-Oeste

Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil deixando o tempo aberto e a temperatura alta na Região. O calor é forte durante a tarde e nas horas mais quentes do dia a umidade do ar permanece muito baixa. Uma frente fria que avança para a costa do Sudeste favorece o aumento da umidade e há previsão de pancadas rápidas de chuva à tarde no sul de Mato Grosso do Sul.

Sudeste

Uma frente fria deixa muita nebulosidade no sul e no leste de São Paulo, mas o sol aparece. A temperatura diminui e há previsão de chuva no sul paulista. As demais regiões continuam com sol, calor e ar seco nesta segunda-feira.

Sul

Dia de chuva no norte do Rio Grande do Sul, no centro-oeste, sul e leste de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. Sol e muitas nuvens, ainda com chuva no centro-oeste e leste do Rio Grande do Sul e no nordeste de Santa Catarina e leste do Paraná. Sol e diminuição de nuvens no sul e sudoeste gaúcho. A temperatura diminui nesta área. Sol, aumento de nuvens e chuva à tarde nas demais áreas do Sul.