O candidato a prefeito de São Paulo pelo PMDB, Gabriel Chalita, fez um giro de meia hora no final da manhã deste domingo pela tradicional feira oriental da Liberdade, no Centro da cidade. Durante o corpo a corpo, o político recebeu o apoio de feirantes e populares, uma exaltação ao "novo" nas eleições e ouviu uma comparação com o senador Fernando Collor. Ele disse esperar pelo apoio de setores do PSDB simpáticos à sua figura.
Na entrevista coletiva para os veículos de imprensa presentes, Chalita disse esperar receber mais apoio de setores do PSDB simpáticos à sua figura, com a queda do rival José Serra nas pesquisas. "Temos muitos amigos, já recebi o apoio do diretório tucano do Jabaquara e da juventude. Espero receber mais apoio do PSDB e também do PT", afirmou. O peemedebista, no entanto, também não tem mostrado bom desempenho nos últimos levantamentos sobre a opinião do eleitorado. Segundo o instituto Ibope, Chalita se mantém em quarto lugar, com 5% das intenções de voto.
"Tem que votar em gente jovem!", gritou a feirante mineira de Governador Valadares, Regina Gama, 43 anos. Ao notar o apoio, Chalita caminhou até sua tenda e a cumprimentou com um aperto de mão. "Vamos melhorar o trânsito", insistiu a vendedora. Chalita concordou, afirmando ser necessário mesmo uma melhora no fluxo de veículos da cidade. Regina explicou sua preferência pelos jovens. "A cabeça é mais avançada, sabe o que o povo precisa".
Seguindo na caminhada, Chalita foi abordado por outra feirante, a japonesa Kyoko Yamashita, 85 anos. Esta cobrou de forma bem humorada coerência após ser eleito. "Político promete mil coisas e depois que é eleito some", disse Kyoko, com forte sotaque oriental. "Quando Collor se candidatou, votei nele e confiei muito!", lembrou. Chalita disse ter gostado da comparação. "Ela disse que votou no Collor e não deu certo, mas que em mim seria diferente".
No final da visita, Chalita ainda ouviu um repentista fazer um improviso de apoio à sua candidatura. Deu R$ 20 em gorjeta ao artista e ouviu um elogio. "Muito generoso, vai ganhar", disse o artista de rua.