Dilma recebe atores para exibição de filme no Palácio do Planalto

A presidente Dilma Rousseff fez uma pausa na série de reuniões sobre reajuste de servidores federais para receber os atores Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu em seu gabinete, no Palácio do Planalto. Os artistas estiveram na sede da Presidência para a exibição do filme Heleno aos funcionários da casa.

"Falamos apenas sobre cinema, sobre o filme, foi uma conversa muito rápida. Ela foi muito simpática em nos receber", relatou Rodrigo Santoro, protagonista do filme. Santoro entregou à presidente uma cópia do longa e lembrou da última vez que esteve no Palácio, logo após o lançamento do filme Carandiru, em 2003.

A exibição faz parte do projeto Cine Planalto, que está enquadrado no Programa de Qualidade de Vida da Presidência. A iniciativa oferece aos funcionários festas em datas comemorativas, ginástica laboral, entre outras atividades.

Protagonizado por Santoro, o longa conta a história do jogador de futebol Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo, no Rio de Janeiro da década de 40. O filme mostra a genialidade do craque e seu caráter intempestivo, que minou o que seria uma jornada promissora, transformando-se numa história trágica de decadência.

O projeto foi iniciado em março, com a apresentação do filme O Palhaço. As exibições acontecem quinzenalmente e os filmes exibidos são nacionais.

Tradicionalmente a exibição acontece no horário do almoço, para não atrapalhar a rotina dos trabalhos. Hoje, excepcionalmente, os funcionários assistiram ao filme a partir das 17h, para que os atores e o diretor do filme pudessem promover um bate-papo com o público ao final.