CPMI decide pedir contratos da Delta com quatro estados e com o DF 

A CPMI do Cachoeira aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, 43 requerimentos de providências. Entre elas estão pedidos de informações de contratos da Delta Construções com os governos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins e do Distrito Federal.

Os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Domingos Sávio (PSDB-MG) e o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) cobraram a ampliação das informações para todos os estados e municípios com contratos com a Delta.

“Estamos diante de um esquema bilionário, o maior da história da República”, disse Rodrigues. “É fundamental que façamos isso de forma plena para o que tiver de ser descoberto seja com o propósito de se recuperar o dinheiro do povo”, afirmou Domingos Sávio.

O relator Odair Cunha (PT-MG) discordou e disse ser necessário focar nos documentos com participação clara de Cláudio Abreu, ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, e Carlinhos Cachoeira. Cunha disse que analisará na próxima reunião administrativa um requerimento formal solicitando a ampliação dos contratos da Delta em outros estados e também em municípios.

Primeira-dama de Goiás

Um dos requerimentos pede informações sobre recursos do recebidos e repassados a instituições de ensino pela organização não-governamental Organização das Voluntárias de Goiás do programa Bolsa Universitária desde o início do ano. Essa entidade é comandada hoje pela primeira-dama do estado, Valéria Perillo.A princípio, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) tinha solicitado a votação em destaque desse requerimento, mas retirou o pedido em troca da retirada da quebra de sigilo da ONG. O relator aceitou a proposta. Valéria está pela segunda vez à frente da OVG. Entre 1999 e 2006, ela foi responsável por instituir o programa de bolsas para alunos carentes, do qual participa a Faculdade Padrão. Sigilos bancários obtidos pela CPI do Cachoeira revelam que a Faculdade Padrão, do empresário Walter Paulo Santiago, recebeu R$ 22,9 milhões da ONG.

Informações da Agência Câmara