Em São Paulo, governo divulga salários de servidores públicos na internet 

O governo de São Paulo disponibilizou nesta sexta-feira, em seu site oficial, os salários de todos os servidores do executivo estadual. Os dados foram postados no Portal da Transparência da administração paulista. O sistema permite a busca dos vencimentos por meio do nome de cada funcionário público. De acordo com o governo, foram publicados os vencimentos dos membros ativos, aposentados e pensionistas do executivo.

Em maio, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) havia anunciado a intenção de divulgar estes dados na internet. Na ocasião, Alckmin determinou à Casa Civil e à Secretaria de Gestão Pública para que viabilizassem a publicação.

Em vigor desde maio, a Lei de Acesso à Informação regulamenta o acesso a dados do governo, pela imprensa e pelos cidadãos, e determina o fim do sigilo eterno de documentos oficiais. Pela nova lei, o prazo máximo de sigilo foi limitado a 25 anos para documentos ultrassecretos, a 15 anos para os secretos e a cinco para os reservados. Os documentos ultrassecretos poderão ter prazo de sigilo renovado apenas uma vez.