USP: prazo para pedido de transferência de cursos termina hoje

O prazo para inscrição dos interessados em se transferir para uma das 1.064 vagas de cursos da Universidade de São Paulo (USP) termina nesta segunda-feira, 9 de julho, no site www.fuvest.br. Os candidatos a essas vagas farão uma prova de pré-seleção aplicada pela Fuvest. Os classificados participarão de uma segunda etapa na faculdade que oferece o curso escolhido pelo interessado.

Podem se candidatar à transferência os alunos regularmente matriculados, no ano 2012, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior do Brasil ou do exterior, inclusive da própria USP.

Os alunos que tiverem trancado matrícula no curso de origem também poderão participar da seleção, desde que no momento da matrícula na USP, em 2013, comprovem estar regularmente matriculados na instituição de origem. Não são aceitos candidatos matriculados em cursos sequenciais. A taxa de inscrição para esse processo seletivo, no valor de R$ 110, deverá ser recolhida até 10 de julho em qualquer agência bancária.

No dia 20 de julho serão divulgados os endereços dos locais onde se realizará o exame de Pré-seleção, que acontecerá no dia 29 de julho, às 13h, nas cidades de Bauru, Campinas, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos e São Paulo. A prova terá 80 questões objetivas e 4 horas de duração.

Para os candidatos aos cursos da área de Humanidades, a prova constará de 34 testes de Língua Portuguesa, 12 de Língua Inglesa e 34 de Conhecimentos sobre Cultura Contemporânea. Os inscritos para cursos da área de Ciências Exatas, responderão a 24 questões objetivas de Língua Portuguesa, 12 de Língua Inglesa, 22 de Conhecimentos em Matemática e 22 de Conhecimentos em Física. Os que procurarem cursos da área de Ciências Biológicas, terão a prova de pré-seleção com 24 testes de Língua Portuguesa, 12 de Língua Inglesa, 22 de Conhecimentos em Genética e 22 de Conhecimentos em Bioquímica.

Os nomes dos candidatos convocados para a segunda etapa do exame serão divulgados no 10 de agosto. Nos 16 e 17 de agosto, os candidatos convocados deverão entregar, nos Serviços de Graduação das escolas que abrigam o curso pretendido, os documentos previstos no Edital do Concurso. Além das mencionadas acima, outras 143 vagas terão seleção somente nas instituições que as oferecem. A relação completa está no Manual do Candidato que pode ser consultado no site da Fuvest.

As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição