ASSINE
search button

Reunião do Diretório Nacional do PT confirma Villaverde em Porto Alegre 

Compartilhar

O Diretório Nacional do PT está reunido hoje em Porto Alegre para definir estratégias e resoluções a respeito das eleições municipais de 2012. Uma das definições apuradas confirmam a candidatura do deputado estadual e pré-candidato Adão Villaverde à prefeitura de Porto Alegre.

"O PT tem candidato (em Porto Alegre)", sentenciou o deputado estadual e presidente do diretório petista no Rio Grande do Sul, Raul Pont (PT), afastando qualquer possiblidade de abandonar a candidatura petista.

De acordo com os relatos, existe uma resolução determinando que todas as alianças devem passar pelo crivo da executiva nacional do partido. Entretanto, cidades de grande porte, como Porto Alegre, apresentam um poder de negociação que permite que as decisões sejam tomadas sem a prévia aprovação desse colegiado, panorama que reforça a candidatura própria do PT na cidade.

Outra questão comentada nos bastidores é a participação de figuras importantes da legenda no apoio a Villaverde em Porto Alegre. A expectativa é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) se envolvam diretamente na campanha da capital gaúcha.

"Vamos estadualizar e nacionalizar a campanha municipal não só em Porto Alegre mas em todos os municípios. Nosso programa não é municipal", afirmou Pont, dando sinais de que as principais lideranças da legenda terão participação ativa no processo eleitoral.