O arquiteto Oscar Niemeyer, 104 anos, recebeu, nesta sexta-feira, alta do hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 2 de maio após dar entrada com com pneumonia e desidratação.
Durante esses 15 dias no hospital, Niemeyer permaneceu 12 deles na Unidade Intermediária, onde foi medicado com antibiótico venoso e soro. No dia 10 de maio os antibióticos foram suspensos, no dia 14 ele foi transferido a um quarto e nesta sexta-feira o médico Fernando Gjorup avaliou que o arquiteto já tinha condições clínicas de deixar o hospital.
Oscar Niemeyer, símbolo da arquitetura moderna no Brasil, é o responsável por alguns dos projetos mais conhecidos no País, como os edifícios de Brasília, o Museu de Arte Moderna em Niterói e o edifício Copan, em São Paulo. É considerado um dos maiores arquitetos do século XX. No ano passado, ele esteve internado no mesmo hospital, onde realizou cirurgias de retirada da vesícula e de um tumor no cólon, e também para tratar uma infecção urinária.