ASSINE
search button

Enchente do rio Negro pode superar marca histórica amanhã

Compartilhar

A enchente do rio Negro deve superar a marca histórica, registrada em junho de 2009, nesta quarta-feira. A previsão é do serviço de hidrologia do Porto de Manaus, órgão responsável pela medição oficial do nível da água do rio que banha a capital amazonense. Na manhã desta terça-feira, a cota do rio atingiu a marca de 29,75m, apenas dois centímetros a menos do que a cota histórica de 29,77m, a maior já registrada. Como o rio está mantendo a média de 4 a 5 centímetros de crescimento por dia, a marca de 2009 deve ser superada amanhã (quarta), disse o engenheiro Valderino Pereira, chefe do setor de hidrologia do porto.

Mesmo antes de bater o recorde histórico, o impacto na população residente de áreas próximas aos igarapés que cortam Manaus é considerável. Pelos registros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), pelo menos 5.803 famílias foram atingidas de alguma forma pela cheia do rio Negro. A maioria mora em casas de madeira construídas na margem dos igarapés.

Cerca de 11 bairros estão com áreas alagadas. No Centro, a tubulação de águas pluviais já está sendo represado pelo rio. O resultado é que algumas ruas dessa região da cidade já estão alagadas. A Defesa Civil do município construiu passarelas e instalou banheiros químicos para população. A Defesa Civil estadual instalou bombas hidráulicas para retirar a água e jogou óxido de cálcio (Cal) nas áreas alagadas do centro. Nós queremos com essa ação diminuir o odor que tanto incomoda os comerciantes e ainda inibir a proliferação de insetos e de doenças de veiculação hídrica¿, afirmou Hermógenes Rabelo, secretário adjunto da Defesa Civil estadual.

Nos bairros atingidos, as famílias estão recebendo do Estado madeira para a construção de marombas, que são assoalhos extras levantados acima do nível da água. Enquanto isso, a prefeitura está construindo passarelas onde as vias já foram invadidas pela água dos igarapés. Ao todo, já foram construídos mais de 5,8 mil metros lineares de passarelas de madeira.

A última projeção feita pelo Serviço Geológico do Brasil é de que a cota do rio Negro pode atingir a marca de 30,13metros. O rio costuma se manter subindo até final do mês de junho.