Uma visita ilustre mobilizou o Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo, na noite deste sábado. Durante confronto válido pela decisão do Campeonato Paulista da Série A2, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, causou tumulto ao comparecer para torcer pela equipe da sua cidade contra o União Barbarense. Ao lado de personalidades, como José Maria Marin e Frank Aguiar, Lula demonstrou estar quase totalmente recuperado do câncer na laringe que o afetou nos últimos meses.
"Estou bem, acho que quanto ao câncer já sarei, tenho sequelas que estou recuperando, que é a perna esquerda, perdeu mobilização, mas faço fisioterapia todo dia e vai resolver meu problema, e a voz, que tenho inflamação na garganta. Começa a doer, mas em 30 dias devo estar totalmente recuperado para voltar a fazer as coisas que sempre fiz", afirmou o ex-presidente, já com sua tradicional barba e cabelos quase crescidos, em entrevista após o confronto.
O ex-presidente do Brasil chegou ao local por volta das 19h05, logo depois de o árbitro apitar o início do duelo entre São Bernardo e União Barbarense. Em companhia do presidente da CBF, José Maria Marin, Lula foi escoltado por um grupo de seguranças pessoais e acabou ovacionado pelos torcedores presentes. Simpático, o político foi afável com a reportagem e pediu para dar entrevistas apenas após o duelo.
Instalado em um camarote preparado especialmente para ele, Lula teve a companhia do presidente da FPF, Marco Polo del Neto, e também de políticos locais, como o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e também o vice, o cantor Frank Aguiar. Animado, o artista e ex-deputado ainda apostou em um placar para o confronto: "vai ser 3 a 1 para o Tigre (apelido do São Bernardo).
A presença de Lula chamou a atenção de inúmeros curiosos, que se dirigiram até a porta que dava acesso ao corredor em frente ao camarote. Misturados com a imprensa, os fãs permaneceram durante todo o segundo tempo à espera do ex-presidente, que só deixou o espaço reservado a ele depois do fim do jogo - o empate por 2 a 2 contra a União Barbarense, com dois gols imensamente comemorados pelo petista, deu o título ao clube do ABC.
"São Bernardo compensou o fato de o Corinthians não ter sido campeão da divisão principal. O São Bernardo foi um grande time e é importante para a cidade isso, representa ao Brasil e à economia brasileira, e se iguala a Santo André e São Caetano com times nas principais divisões. Espero que São Bernardo faça jus à grandeza da cidade", disse Lula, bem-humorado e esbanjando saúde.
A saída do ex-presidente do estádio gerou um tumulto entre os curiosos. Enquanto jornalistas tentavam ouvir a palavra do político, alguns fãs se esgoelavam para gritar "eu te amo", e outros se acotovelavam para conseguir apenas encostar em Lula. Em busca de dar atenção aos presentes, o petista respondeu a todas as perguntas feitas, avaliou o atual momento da Seleção Brasileira e até fez previsões sobre o Corinthians - seu time do coração - na Copa Libertadores.
"Acho que o Corinthians está em um bom momento na Libertadores, mas é importante saber que no Brasil temos muitos times com uma boa participação. O Vasco (adversário das quartas de final) vai ser uma parada difícil, mas vamos passar", analisou Lula, que ainda projetou um eventual confronto contra o Santos, de Neymar, na semifinal do torneio: "nós aprendemos a marcar o Neymar, vamos cuidar dele", definiu o ex-presidente, aos risos. A alegria e bom humor de fato demonstram: o velho Lula está quase 100% de novo.