PF prende 25 pessoas em operação para desmontar tráfico de cocaína

A Polícia Federal prendeu hoje (3) 25 pessoas envolvidas em um esquema de tráfico internacional de cocaína, como resultado da Operação Deadline deflagrada pela manhã em cinco estados do país. Uma prisão ocorreu na Paraíba, outra  em Santa Catarina, três em São Paulo, cinco no Rio Grande do Sul e as demais no Paraná, na cidade portuária de Paranaguá.

Além das prisões, cinco veículos e um barco de passeio foram apreendidos durante  a Operação Deadline, nome  que, segundo a polícia,  é usado como critério técnico pela Receita Federal para admissão dos contêineres no terminal de cargas do Porto de Paranaguá, de onde as drogas eram embarcadas. A prisão em Santa Catarina ocorreu na cidade de Joinville.

Hoje, além das prisões, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Paranaguá.

A policia investiga a quadrilha desde novembro de 2011.  A droga, produzida na Bolívia, passava pelo Paraguai e seguia para São Paulo. De lá, era levada para o terminal paranaense e despachada em contêineres para a Europa e para a África.  

Durante as investigações, foram feitas apreensões de cocaína nos portos de Valência, na Espanha, e de Antuérpia, na Bélgica. De acordo com a PF,  policiais dos dois países participaram das investigações, mas não ocorreram prisões no exterior.