Operação da PF investiga golpe em grupo estrangeiro em Natal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, em Natal (RN), a Operação False Decision, que investiga um suposto crime contra o sistema financeiro com a utilização de recursos vindos do exterior. Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede e no escritório de uma empresa prestadora de serviços de turismo, que não teve o nome divulgado.

Segundo investigação do Ministério Público, um grupo do exterior que pretendia construir um hotel litorâneo na capital do Rio Grande do Norte teria sido ludibriado por uma empresa local.

De acordo com a Polícia Federal, o negócio consistia na aquisição, por parte do grupo estrangeiro, de 50% de um terreno. Porém, durante a negociação, o grupo de investidores ficou sabendo que havia uma ação judicial envolvendo o imóvel. Por causa do empasse judicial, os investidores teriam sustado o pagamento previsto no contrato.

Posteriormente, a transação financeira foi concretizada pela transferência de valores para uma conta bancária dos investigados nos Estados Unidos, mediante apresentação de uma falsa decisão judicial que liberava a área e autorizava a construção do hotel.

O grupo estrangeiro ajuizou no Ministério Público Estadual uma ação penal por crime de estelionato, que ainda será julgada.

Ao todo, 20 policiais participaram da operação que apreendeu documentos e computadores que serão analisados.