ASSINE
search button

Humberto Costa relatará processo contra Demóstenes Torres

Quatro senadores não aceitaram a missão

Compartilhar

Em reunião que começou às 10h30, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado escolheu por sorteio o nome do senador Humberto Costa (PT-PE) para relatar o processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), acusado de tráfico de influência e de participar de um esquema de jogos ilegais.

Os primeiros quatro sorteados não aceitaram a missão: senadores Lobão Filho (PMDB-MA), Ciro Nogueira (PP-PI), Gim Argello (PTB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

Depois da escolha do relator, o conselho passou à eleição do presidente, já que Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) estava como interino. A expectativa é de confirmação do senador socialista.

A reunião começou com a presença do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que manifestou intenção de se defender e provar sua inocência.

Demóstenes questionou a forma como o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi escolhido presidente do conselho. Demóstenes argumentou que o senador mais idoso pode substituir o presidente e o vice-presidente do Conselho de Ética em caso de ausência de ambos, mas não em caso de vacância do cargo de presidente, que seria o caso, já que o presidente anterior, senador João Alberto (PMDB-MA), se licenciou do mandato para assumir cargo no governo do Maranhão.

O senador disse ainda que não pretendia alegar nulidade de nenhum ato, mas sugeriu que o conselho formalizasse a eleição do seu presidente.