SP: Polícia prende quadrilha especializada em roubo a bancos

A Polícia Civil de São Paulo prendeu uma das principais quadrilhas especializadas em roubos, principalmente a bancos, caixas eletrônicos e arrastões no Estado. A ação resultou na prisão de 14 pessoas, em um imóvel no Ipiranga, zona sul da Capital, e em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. O bando foi flagrado quando se preparava para atacar um condomínio na Chácara Klabin, na mesma região.

Os agentes apreenderam veículos, armas, uma granada anti-tanque e até uma viatura clonada, coletes balísticos, camisetas, algemas e distintivos semelhantes aos utilizados por policiais civis. A equipe da 5ª Patrimônio também descobriu que um policial militar colaboraria com a ação da quadrilha. Ele seria responsável pelo repasse de informações sobre o deslocamento das viaturas durante a invasão. "Demos um grande golpe na estrutura do crime organizado", disse o delegado Nelson Silveira Guimarães, diretor do Deic.

A maioria das prisões aconteceu em uma casa na rua Cora, no Ipiranga. No imóvel foram detidas 12 pessoas, entre elas uma idosa de 65 anos. Outros dois homens chegavam ao local para a reunião e perceberam o cerco. Eles fugiram em direção a São Bernardo do Campo. A dupla foi interceptada na rua Doutor José Fornari, no Jardim Ferrazópolis, em São Bernardo. Eles atiraram nos policiais e acabaram feridos. Os dois receberam atendimento e não correm risco de vida.

A prisão do PM ocorreu no início da tarde. Ele estava em serviço e foi apresentado pela Corregedoria. A princípio figurou como suspeito, o que permitiu a liberação. Mas os integrantes da quadrilha confirmaram o envolvimento. O militar retornou ao Deic e acabou detido.

Foram apreendidos na ação: um fuzil 223, duas metralhadoras, três pistolas, dois coletes balísticos, uma granada anti-tanque, toucas ninjas, cinco pares de algemas, camisetas e distintivos similares aos da Polícia Civil, munições, macaco hidráulico Ciborgue e ferramentas para arrombamentos, entre outros itens. Os policiais também apreenderam uma frota de veículos.