Ibope: Manuela D'Ávila lidera disputa pela prefeitura de Porto Alegre

A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB-RS) lidera a pesquisa Ibope para a prefeitura de Porto Alegre divulgada na edição deste domingo do jornal Zero Hora. Ela aparece à frente dos demais pré-candidatos em todas as simulações feitas pelo instituto. No primeiro cenário, a deputada registra 37% das intenções de voto, seguida pelo atual prefeito da capital gaúcha, José Fortunati (PDT), que aparece com 28%.

Na terceira posição aparece o deputado estadual Paulo Borges (DEM) com 6%, seguido por Ibsen Pinheiro (PMDB), com 4%; Adão Villaverde (PT) e Nelson Marchezan Jr., com 2% cada. Roberto Robaina (Psol) registrou 1% dos votos. Érico Correa (PSTU), José Francisco Mallman (PHS), Montserrat Martins (PV) e Sérgio Sparta (PRP) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 11% das intenções, enquanto 7% dos eleitores não sabem ou não responderam.

Manuela também é a candidata com maior rejeição entre os eleitores porto-alegrenses, com 12%, empatada com o deputado Paulo Borges. Em seguida aparecem Ibsen Pinheiro, com 10%; José Fortunati, com 9%; e Adão Villaverde, com 8%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados candidatos ao eleitor, a deputada também lidera, com 20% das intenções de voto, seguida do prefeito, que tem 16%. Na terceira posição aparecem a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário (PT), e Paulo Borges, com 2% cada.

O levantamento foi encomendado pelo Grupo RBS e ouviu 602 pessoas entre os dias 29 de março e 1º de abril. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RS-00006/2012.