Sudeste deve ter novo dia de sol e pancadas de chuva nesta terça  

A passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste no fim de semana aumentou a umidade em grande parte da região, segundo informações da Climatempo. A nebulosidade hoje é maior entre o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, onde há grande possibilidade de chuva. O ar está quente em todo o Brasil.

Uma nova frente fria avança pelo Sul e deixa o céu com muitas nuvens no sul do Rio Grande do Sul. As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se espalham pelo norte do Nordeste; confira a previsão por região:

Sudeste

 O sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes entre a tarde e a noite no Rio de Janeiro, na zona da mata e no oeste de Minas Gerais. Em todas as demais áreas do Sudeste, o sol predomina e faz calor, mas a nebulosidade aumenta durante a tarde e provoca algumas pancadas rápidas, típicas de verão.

Sul 

A frente fria continua na altura do litoral do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas já aumenta a umidade em toda a região com ventos que podem ser fortes. O céu fica com muitas nuvens no sul gaúcho e a previsão é de chuva a qualquer hora. A região de Florianópolis tem sol o dia todo e continua sem chuva. O sol aparece forte nas demais áreas e a partir da tarde acontecem pancadas rápidas de chuva em pontos isolados devido ao ar abafado.

Centro-Oeste

Terça-feira de sol forte em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, onde as nuvens aumentam a partir da tarde e a chuva acontece em pontos isolados. As demais áreas do Centro-Oeste ficam com muitas nuvens, mas que não encobrem totalmente o céu e a chuva acontece a qualquer hora do dia.

Nordeste 

O dia terá nuvens carregadas sobre o leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no Ceará e no centro-norte do Piauí e do Maranhão. A chuva acontece a qualquer hora e pode ser forte, principalmente nas regiões localizadas na parte norte do Nordeste, onde também é volumosa. Faz sol o dia todo e o ar fica seco no centro da Bahia, no oeste pernambucano e no sul piauiense. Dia de sol e pouca chuva nas outras áreas, sendo apenas de forma passageira e em pontos isolados.

Norte 

Nesta terça-feira, o sol brilha forte, a nebulosidade diminui e não chove no norte de Roraima. No Tocantins e no sudeste do Pará, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta devido ao tempo abafado e ocorrem algumas pancadas de chuva durante a tarde. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e a previsão ainda é de chuva a qualquer hora do dia.