Temer garante a Russomanno que Chalita será candidato em SP

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), almoçou nesta quinta-feira com o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (PRB), na residência oficial Palácio do Jaburu, em Brasília. Na ocasião, Temer deixou claro ao candidato que o nome de Gabriel Chalita (PMDB) permanece firme para a disputa municipal.

"Não há qualquer movimento para tirar a candidatura de Chalita. Ele é e será candidato à prefeitura de São Paulo", disse um interlocutor do vice-presidente.

O PMDB trabalha em um projeto de reestruturação e pretende ampliar sua visibilidade junto ao eleitorado, e manter um candidato próprio na disputa eleitoral da maior cidade do País pode ajudar o partido nesse sentido.

No encontro, Russomanno também garantiu que mantém sua candidatura. Fontes do governo circulavam desde ontem a informação de que Dilma teria feito uma manobra ao escolher Marcelo Crivella (PRB-RJ) para comandar o Ministério da Pesca e Aquicultura em troca da saída de Russomanno da disputa, já que o pré-candidato do PRB tem boa aceitação nas camadas mais populares de São Paulo.

A divisão do eleitorado entre partidos aliados na esfera nacional não causa temor de derrota entre os adversários de José Serra (PSDB). Para peemedebistas, poderia ser um risco centrar as expectativas apenas no petista Fernando Haddad, que nunca disputou uma eleição. Ele poderia ser derrotado em primeiro turno por Serra. Com os votos diluídos entre fortes candidatos, a chance de vitória no segundo turno sobre Serra poderia ser maior.

No fim de semana, Temer já havia conversado com Russomanno sobre a eleição paulistana. Chalita, em outra frente, teve conversas com o presidente do PRB, Marcos Pereira, na última terça-feira.