Choque de frente fria com ar quente provoca chuva no Sudeste 

O choque de uma frente fria com o ar quente e úmido espalha nuvens carregadas de chuva entre o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. A entrada de uma nova massa de ar seco deixa o tempo aberto com diminuição de nebulosidade nas demais áreas do Sul, de acordo com a Climatempo. O ar quente e seco que predomina também inibe a formação de instabilidades entre o Espírito Santo e o leste da Paraíba. Nuvens tropicais formadas pelo ar abafado estão espalhadas pelas demais áreas. Confira a previsão por região:

Norte

Neste sábado, o sol brilha forte e ainda faz bastante calor no norte de Roraima. Com o tempo abafado, as nuvens aumentam sobre a região, mas só provocam pancadas rápidas e isoladas de chuva durante a tarde. Já no Amapá, a instabilidade aumenta e deixa o tempo chuvoso. Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol aparece sempre entre muita nebulosidade e também chove a qualquer hora do dia.

Nordeste

O sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no oeste e no norte da Bahia, no oeste de Pernambuco e no leste do Rio Grande do Norte. Em todas as demais áreas do Nordeste, o sol brilha forte e a temperatura fica elevada. Com o tempo abafado, o céu fica sempre com alguma nebulosidade e há previsão de chuva rápida no decorrer do dia.

Centro-Oeste

O sol brilha forte, faz calor e o tempo fica seco no sul de Mato Grosso do Sul. Na região de Campo Grande, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca chuva a partir da tarde. Em todas as demais áreas do Centro-Oeste, a instabilidade aumenta. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa em Goiás e no Distrito Federal.

Sudeste

Neste sábado, o tempo fica chuvoso no centro-leste de São Paulo. Nas demais áreas paulistas, no centro-sul do Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais, o sol aparece entre muitas nuvens e também há previsão de chuva a qualquer hora do dia. No leste e no norte mineiro e nas demais áreas do Sudeste, o sol ainda predomina e faz calor, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

Sul

O sol aparece entre muitas nuvens e ainda ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora do dia no leste do Paraná e no sudeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas gaúchas, na maior parte de Santa Catarina, no centro-sul e no oeste paranaense, o sol brilha forte e volta a fazer calor, mas poucas nuvens se formam e não chove. No Vale do Itajaí e no norte do Paraná, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva a partir da tarde.