Começam hoje matrículas dos aprovados no vestibular 2012 da UFMG 

Os candidatos aprovados no vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com entrada no primeiro semestre, deverão fazer o registro acadêmico e a matrícula em atividades curriculares a partir desta segunda-feira até o dia 10 de fevereiro, conforme escala de atendimento disponível aqui. Os classificados no concurso com entrada no segundo semestre deste ano deverão efetuar o registro acadêmico no período de 11 a 15 de junho de 2012.

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG fica na Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha (av. Antônio Carlos, 6.627). As instruções completas para os candidatos classificados estão no site da instituição. "É importante que todos leiam com muita atenção essas instruções, pois apenas a realização do registro acadêmico e da matrícula garante a vaga conquistada", destacou a diretora do DRCA, Ana Lúcia Ribeiro Diniz.

Os candidatos classificados nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia oferecidos em Montes Claros devem fazer o registro acadêmico e a matrícula no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no Campus Regional da UFMG, na avenida Universitária, 1.000, em Montes Claros.

No ato do registro acadêmico e da matrícula os candidatos classificados deverão apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente; histórico escolar do ensino médio; histórico escolar do ensino fundamental para os candidatos que utilizaram o programa de bônus; documento de identidade (no caso de estrangeiro, documento de identidade expedido pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos); título de eleitor; documento militar; CPF; declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira e duas fotos 3 x 4 recentes, tirados há menos de um ano, com nome e curso escritos no verso. A ficha de cadastro para o registro acadêmico que o candidato deve preencher, via internet, a partir de 1º de fevereiro (para os classificados para o primeiro semestre) e 4 de junho (para os classificados para o segundo semestre) também deve ser entregue.

A segunda chamada do vestibular será realizada dia 17 de fevereiro. A UFMG substituiu sua primeira etapa desde o processo seletivo de 2011 pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em 22 e 23 de outubro de 2011. A segunda etapa, realizada no campus Pampulha e em Montes Claros, entre 3 e 10 de janeiro de 2012, teve 18.624 candidatos, sendo 518 treineiros.