Festa de Iemanjá reúne milhares de devotos em Salvador 

Baianos e turistas se reuniram nesta quinta-feira, dia 2, na tradicional Lavagem de Iemanjá, em Salvador. A festa é uma celebração à orixá considerada protetora dos pescadores e rainha das águas salgadas. Os devotos começaram as celebrações ainda na madrugada, com presentes e oferendas depositadas no mar da Praia da Paciência, no Rio Vermelho.

No início da manhã, os grupos de candomblé realizam celebrações religiosas, que são acompanhadas de perto pelos baianos e turistas que visitam a festa. A colônia de pescadores do bairro também organiza uma oferenda para a orixá, com uma estátua em sua homenagem. Os presentes são depositados no mar no final da tarde por um cortejo marítimo.

Além das celebrações religiosas, a festa conta com diversos blocos, rodas de samba e manifestações culturais típicas, como cortejos afro e grupos percussivos. O músico Carlinhos Brown foi o primeiro a desfilar pelas ruas do bairro com o cortejo Zárabe, às 4h da manhã. A festa segue até o entardecer na praia, e em shows particulares realizados em toda a cidade.