Tempo fecha e há risco de chuva forte no Rio e Belo Horizonte 

A circulação do vento entre médios e altos níveis da atmosfera segue formando muitas nuvens carregadas sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, também organizando as áreas de instabilidade que atuam entre Goiás e o Acre, segundo a Climatempo

A nebulosidade que se formou no leste de Santa Catarina, de São Paulo e do Paraná se enquadra na circulação desse sistema e provoca chuvas e trovoadas localmente fortes. Entre o litoral de Alagoas e do Rio Grande do Norte, nuvens que avançam do mar provocam chuva passageira. Tempo firme no Rio Grande do Sul. 

Veja a previsão por região:

Norte

Nesta segunda-feira, o sol aparece mais forte no Acre, em Rondônia, no Tocantins, no nordeste do Pará e no leste do Amapá. Com o tempo abafado, ocorrem algumas pancadas rápidas de chuva a partir do meio da tarde. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e a chuva acontece a qualquer hora.

Nordeste

O sol aparece entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora em toda a faixa leste nordestina. Já no noroeste da Bahia, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo volta a ficar seco. Nas demais áreas da Região, o sol também predomina, mas as nuvens aumentam e a chuva acontece de forma isolada e passageira no decorrer do dia.

Centro-Oeste

O tempo fica fechado com chuva forte a qualquer hora no Distrito federal, na região central de Goiás, que inclui Goiânia, e no sudeste de Mato Grosso. Nas demais áreas goianas e matogrossenses, o sol aparece entre muitas nuvens e também há previsão de bastante chuva no decorrer do dia. Em Mato Grosso do Sul, o dia é de sol forte, calor e pancadas rápidas de chuva à tarde.

Sudeste

Nesta segunda-feira, o tempo volta a fechar por completo e há risco de chuva forte no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e nas regiões mineiras do sul, da zona da mata, do Vale do Rio Doce, da Grande Belo Horizonte e de Paracatu, no oeste do Estado. Em São Paulo, o sol predomina e faz calor, mas as nuvens aumentam e provocam pancadas de chuva a partir da tarde. No Triângulo e no centro-norte mineiro, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.

Sul

O sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia no litoral de Santa Catarina e do Paraná. Na maior parte do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense, no sul e no oeste paranaense, o sol brilha forte, faz bastante calor e o tempo fica firme. Na Serra Gaúcha e nas demais áreas do Sul, sol forte e temperatura alta, com tempo abafado e chuva rápida a partir da tarde.