Governo prepara socorro a cidades do RS e SC atingidas por estiagem 

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal prepara um pacote de medidas para socorrer os municípios da região Sul do País atingidos pela seca. O foco das propostas serão as cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vítimas da estiagem, mas parte do Paraná também deverá ser assistida.

"A presidente Dilma recomendou à Defesa Civil Nacional que realizasse levantamentos e estudos para a viabilização de apoio de situação de emergência por estiagem nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina", disse o ministro, que informou ainda que os pequenos produtores rurais deverão ser os mais atendidos pelo pacote de socorro do governo.

"A presidente está recomendando um estudo mais demorado para identificar projetos de recursos hídricos de maior magnitude e para irrigação, mas isso é uma etapa mais de médio prazo. A preocupação maior é assistir os pequenos produtores que estão perdendo, sobretudo, suas safras de feijão, milho e soja", completou.

Na manhã desta segunda, o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Beto Grill (PSB), assinou decreto de emergência em todo o Estado devido à estiagem. O documento beneficia diretamente 93 municípios e pretende agilizar a liberação de recursos para amenizar o prejuízo causado pela seca no Estado. Os demais municípios afetados pelo fenômeno devem ser incluídos no decorrer da semana.

No caso de Santa Catarina, 63 municípios decretaram situação de emergência.