Dilma lamenta tragédia e envia ministros para o Rio 

Brasília - A presidente Dilma Rousseff (PT) lamentou nesta segunda-feira o deslizamento de terras e soterramento de casas ocorridos na manhã de hoje no distrito de Jamapará, em Sapucaia (RJ), na divisa com Minas Gerais. Entre 12 e 15 pessoas estariam desaparecidas no local. Por conta da tragédia, a presidente determinou que seus ministros visitem a área afetada pelas fortes chuvas e a região do deslizamento.

De acordo com o secretário de comunicação de Sapucaia, Sérgio Murilo, há grande dificuldade de homens do Corpo de Bombeiros para chegar ao local afetado, já que as barreiras das estradas estão completamente destruídas. "Eu queria expressar o sentimento de pesar e solidariedade da presidenta Dilma em função das notícias que acabam de chegar sobre o deslizamento em áreas de Sapucaia, ao norte do Estado do Rio de Janeiro", disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Para prestar os primeiros socorros do governo federal à região, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, viajarão ainda hoje para o local da tragédia. Os ministros Paulo Sérgio Passos (Transportes), Fernando Bezerra (Integração) e Alexandre Padilha (Saúde) também deverão visitar a área devastada pelas chuvas na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.

"A Defesa Civil do Estado e do município já estão lá para o resgate dos corpos. Os técnicos da Defesa Civil nacional que compõem o centro que foi recentemente instalado para monitorar e acompanhar as ações de preparação e alerta também se deslocaram para o município de Sapucaia e vamos envidar todos os esforços para oferecer todo o apoio necessário nesse momento de resgate das vítimas e de apoio a seus familiares", disse Fernando Bezerra.

"Foi numa encosta bastante íngreme e bem acentuada, com muita pedras. Sapucaia fica toda em encostas e a situação é ruim em toda a cidade, mas em Jamapará a tragédia foi maior", afirmou Marco Antônio Teixeira Francisco, coordenador da Defesa Civil do município de Sapucaia.