MG: previsão é de 150 mm de chuva até terça, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta neste sábado, informando que há previsão de fortes chuvas nas regiões Central, Metropolitana, Campo das Vertentes, Sul, Zona da Mata e parte da região Leste, próximo ao município de Caratinga. Podem ocorrer, de sexta-feira até terça-feira, precipitações entre 100 mm a 150 mm. Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamentos é muito alto, independentemente do volume de chuva que cair.

Hoje, o órgão informou que 103 municípios já decretaram situação de emergência no Estado. Desde outubro do ano passado até o fim desta semana, a Defesa Civil havia contabilizado 12 mortes e dois desaparecimentos por causa da chuva. As últimas cidades que decretaram situação de emergência foram Jequeri e Canaã, na região da Zona da Mata, e Baldim e Itaguara, na região central.

Choveu até agora na capital mineira 202,2 mm dos 296,3 mm esperados para o mês de janeiro ou 68% da média climatológica nestes cinco dias do mês de janeiro. O recorde mensal de chuva em Belo Horizonte continua sendo o mês de janeiro de 1985, que foi de 850,3 mm.

Além dos 103 municípios em situação de emergência, outros 54 foram afetados pelas chuvas. Mais de 12 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, e 5 mil casas foram danificadas pela força das águas. O total de pessoas afetadas supera 2,1 milhões, segundo a Defesa Civil.