Boletim divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais na manhã deste sábado aponta que mais três municípios decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde outubro. Ao todo, 43 prefeituras apresentaram prejuízos caudados pelos temporais.
A Defesa Civil alertou para a ocorrência de forte precipitação neste sábado, principalmente na região do Triângulo Mineiro e Oeste do Estado. No domingo, a tendência é de muita chuva em todas as regiões, devido à formação de uma área de baixa pressão, o que pode piorar a situação nas localidades que já contam com um volume acumulado de chuva.
Os últimos municípios a decretarem emergência foram São Sebastião do Rio Preto, Poço Fundo e Brasília de Minas. O balanço da Defesa Civil contabiliza quase 10 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas e 101 municípios atingidos. Os temporais danificaram 2.420 casas e 71 pontes. O número de pessoas afetadas ultrapassa 2,1 milhões, mais de 10% da população do Estado. Além disso, foram registradas duas mortes - em Reduto e Governador Valadares.
A orientação é para que a população evite passar por áreas alagadas a pé ou de carro, observe sinais de encharcamento e movimentação do solo das encostas e abandone suas casas preventivamente caso esteja em área de risco. Além disso, é preciso evitar o acúmulo de lixo em vias públicas porque a prática pode prejudicar o escoamento da água.