Sisu: Federal do Piauí abre 1,56 mil vagas para cursos noturnos

Instituição com maior oferta de vagas entre as 95 que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abre quase um terço dessas vagas em cursos noturnos. Do total de 5,9 mil registradas no sistema, 1,56 mil são oferecidas no turno da noite.

Os 30 cursos noturnos da UFPI, divididos entre licenciatura e bacharelado, estão distribuídos na sede, em Teresina, e nas unidades da instituição nos municípios de Floriano, Parnaíba, Bom Jesus e Picos.

No País, a oferta de cursos noturnos ocupa a segunda colocação na distribuição das vagas oferecidas pelas 95 instituições de ensino superior federais e estaduais que aderiram ao Sisu para o primeiro semestre de 2012. Os noturnos abrem 38,8 mil das 108,5 mil vagas disponíveis no sistema. Ficam em primeiro lugar os de jornada integral (46,6 mil). Os demais se dividem entre matutinos (13,2 mil) e vespertinos (9,8 mil).

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pelas regras do sistema, o estudante pode se inscrever em até dois cursos - um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.