Pode chover forte no Sudeste do País nesta quinta

O processo de formação de uma frente fria (frontogênese) e de um ciclone extratropical no Oceano (ciclogênese) e o ar quente e úmido que chega da Amazônia favorecem a formação de muitas nuvens carregadas entre o norte de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, segundo informações da Climatempo. O vento úmido marítimo persistente associado a um sistema de alta pressão (massa de ar frio) no Oceano, ao largo do litoral da Região Sul, ainda forma muitas nuvens estratiformes (nuvens baixas) entre o leste de Santa Catarina e de São Paulo. A presença do ar mais seco impede a formação de nebulosidade no Rio Grande do Sul. Áreas de instabilidade tropical se espalham por quase todas as outras áreas do País; confira a previsão do tempo por região:

Sudeste

Um sistema de baixa pressão ao largo do litoral do Sudeste deixa o tempo chuvoso no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, onde deve chover forte, e no leste de Minas Gerais, incluindo a capital. Já na maior parte de São Paulo e no Sul de Minas, o sol predomina, mas as nuvens aumentam e provocam chuva a partir da tarde. No leste paulista e nas demais áreas da Região, o sol aparece sempre entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora.

Sul

O tempo fica firme na maior parte do Rio Grande do Sul, com sol forte e calor à tarde. Já na Serra Gaúcha, no centro-oeste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná, o sol também predomina, faz calor à tarde e só há previsão de pancadas isoladas de chuva. Em Florianópolis e no litoral sul catarinense, o tempo fica instável, com sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Céu nublado e chuva fraca a qualquer hora no Vale do Itajaí e no leste paranaense.

Centro-Oeste

O sol aparece mais forte apenas no centro-sul de Mato Grosso do Sul, mas o tempo abafado favorece a formação de algumas nuvens carregadas e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. No restante do Centro-Oeste, o sol aparece sempre entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia.

Norte

O tempo fica instável em quase todo o Norte do Brasil. O sol aparece e a temperatura fica alta, mas muitas nuvens carregadas se formam e provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No Tocantins, no leste do Amapá e no nordeste do Pará, o sol ainda aparece mais forte e o tempo fica mais aberto, mas também são esperadas algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste

O tempo fica mais instável no litoral leste entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte, onde o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. Em todas as demais áreas do Nordeste, o sol brilha forte e faz calor, mas o céu fica sempre com alguma nebulosidade e há previsão de pancadas rápidas de chuva no decorrer do dia.