Ar quente e úmido forma nuvens carregadas em SP, MG e RJ

Uma sistema de baixa pressão que está em intensificação na costa do Sudeste e o fluxo de ar quente e úmido amazônico induzem a formação de nuvens carregadas de chuva no norte de São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, segundo informações da Climatempo. O vento úmido marítimo associado à presença de um sistema de alta pressão (massa de ar frio) na costa da Região Sul favorece a formação de muita nebulosidade baixa (nuvens estratiformes entre o leste catarinense e o leste paulista. No Rio Grande do Sul e no interior do Nordeste o predomínio é do ar mais seco que impede o surgimento de nuvens de chuva. As nuvens tropicais formadas pelo ar abafado se espalham pelo restante do País; confira a previsão do tempo por região:

Sudeste

Nesta quarta-feira, o céu fica com muitas nuvens, o sol pouco aparece e chove várias vezes entre a tarde e a noite no litoral, no Vale do Paraíba e no norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e no oeste de Minas Gerais. Há risco de chuva forte na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Sudeste, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde.

Sul

O sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica seco na maior parte do Rio Grande do Sul. No norte gaúcho, no centro-oeste de Santa Catarina e em quase todo o Paraná, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. No Vale do Itajaí e no leste paranaense, o céu fica nublado com chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do Sul, o sol aparece sempre entre muitas nuvens, mas só chove fraco.

Centro-Oeste

O sol brilha um pouco mais forte no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no nordeste de Goiás. Nessas áreas, a instabilidade diminui, mas o tempo segue abafado, algumas nuvens carregadas se formam e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Em todas as demais localidades do Centro-Oeste, o tempo segue instável. O sol aparece sempre entre muita nebulosidade e chove a qualquer hora.

Norte

O sol predomina no Amapá, no nordeste do Pará e no Tocantins. Com o calor e a alta umidade do ar, a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.

Nodeste

O sol brilha forte em todo o Nordeste. Na região de Paulo Afonso, no extremo norte da Bahia, e no sertão de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o céu fica com pouca nebulosidade e não há condições de chuva. Em todas as demais áreas da Região, o tempo fica abafado, as nuvens aumentam no decorrer do dia e ocorrem algumas pancadas rápidas de chuva.