Dia pode ter chuvas fortes e volumosas em MG, RJ e ES 

A presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém nuvens carregadas bem organizadas entre o Sudeste e o Norte do Brasil, segundo informações da Climatempo. Associado a este sistema há condições favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e volumosas no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro-norte de Mato Grosso, em Rondônia, no Acre e no Amazonas. 

Nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido se espalham sobre o oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão, Tocantins e Pará. Duas grandes massas de ar seco e quente inibem a formação de nuvens de chuva nas demais localidades do país.

Confira a previsão do tempo por região:

Sudeste

Nesta terça-feira, o dia é de sol forte e tempo firme na maior parte de São Paulo. Já em Belo Horizonte e no centro-oeste de Minas Gerais, o tempo fica fechado com previsão de chuva a qualquer hora. No nordeste paulista, no sul, no norte e no Triângulo Mineiro, o dia é de sol forte e temperatura em elevação, com algumas pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas do Sudeste, sol, muitas nuvens e várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Sul

O dia é de sol forte e, por causa do tempo abafado, há previsão de algumas pancadas de chuva à tarde entre a Serra Gaúcha e o Vale do Itajaí. No litoral catarinense e nas demais áreas do Sul, o predomínio é de muito sol, calor e tempo bem aberto, não há previsão de chuva.

Centro-Oeste

O sol brilha forte e não chove na maior parte de Mato Grosso do Sul. No norte desse Estado e no sul de Goiás e de Mato Grosso, o sol também predomina, mas o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva rápida a partir da tarde. Em todas as demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue instável, com muitas nuvens, alguns períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Norte

O sol predomina na maior parte do Pará, no Amapá, em Roraima e no Tocantins. Nessas regiões, o tempo abafado aumenta a nebulosidade e chove de forma rápida a partir da tarde. No oeste paraense e em todas as demais áreas do Norte, o tempo fica instável, com muitas nuvens, breves períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nordeste

O sol ainda predomina em todo o Nordeste. Na faixa entre o Planalto da Conquista, no sul da Bahia, e o sul do Rio Grande do Norte, o céu fica com poucas nuvens e o tempo segue firme. Nas demais áreas da Região, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e há previsão de algumas pancadas de chuva, rápidas e isoladas.