Rio e BH têm segunda-feira com chuva o dia todo

O ar quente que chega da Amazônia, juntamente com uma frente fria no oceano, ao largo da costa do Sudeste, forma um sistema meteorológico comum nesta época do ano. É a Zona de Convergência do Atlântico Sul, ou ZCAS. Este sistema costuma atuar vários dias seguidos, normalmente provocando muita chuva nas áreas de atuação. É o que tem sido verificado no Sudeste do Brasil nos últimos dias, especialmente em Minas Gerais. No Nordeste o predomínio de uma massa de ar seco deixa o tempo aberto. Veja a previsão por região:

Norte

Nesta segunda-feira, o sol predomina no leste do Pará, no Amapá e no Tocantins. Nessas regiões, o tempo abafado aumenta a nebulosidade e chove de forma rápida a partir da tarde. Em todas as demais áreas do Norte, o tempo fica instável, com muitas nuvens, breves períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nordeste

O predomínio é de sol e pancadas de chuva a partir da tarde no sul e no oeste do Maranhão, no sul do Piauí e no oeste e no sul da Bahia e no leste entre o Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Em todas as demais áreas do Nordeste, o tempo segue ensolarado e quente, com baixa umidade do ar durante a tarde e sem previsão de chuva.

Centro-Oeste

O sol ainda brilha forte e não chove no Mato Grosso do Sul e no extremo sul de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso e de Goiás, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta e provoca pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Sudeste

Nesta segunda-feira, áreas de instabilidade deixam o tempo chuvoso no Rio de Janeiro, na Zona da Mata de Minas Gerais e na Grande Belo Horizonte. Já no centro-oeste de São Paulo, o sol brilha forte, faz calor e o tempo fica seco. No norte, no leste e no sul paulistas, no Triângulo Mineiro e no norte mineiro e do Espírito Santo, sol e tempo abafado, com pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece entre muitas nuvens, com chuva a qualquer hora.

Sul

O sol brilha forte e faz bastante calor em todo o Sul do Brasil. No nordeste do Rio Grande do Sul, inclusive na sua capital, no leste de Santa Catarina e do Paraná, algumas nuvens se espalham por causa do tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Em todas as demais áreas da Região, o ar mais seco deixa o céu praticamente sem nebulosidade e o tempo fica firme.