Estudantes realizam novo protesto em frente à reitoria da USP

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizavam uma manifestação em frente à reitoria nesta segunda-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, não havia registro de violência por parte das dezenas de participantes. A assessoria não confirmou o motivo do protesto.

Na semana passada, seis alunos foram expulsos por envolvimento na invasão de uma sala da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas) em março. Ao todo, 13 estudantes responderam a um processo administrativo disciplinar movido pela coordenadoria. Esse grupo reivindicava, entre outras coisas, melhores condições de moradia aos estudantes e mais vagas no conjunto residencial.

Outra pauta de reivindicação dos alunos tem sido a retirada da Polícia Militar (PM) da instituição. Ela abordou três alunos no campus por porte de maconha dia 27 de outubro e tentou levar os usuários detidos. Em seguida, o prédio da reitoria foi tomado por um grupo de alunos que só saiu após a PM cumprir uma ordem da Justiça de reintegração de posse.