Banhistas lotam praias de SC nos últimos dias de primavera

O último final de semana da primavera começou com temperaturas de 32ºC e praias lotadas em Florianópolis (SC). O calor intenso desde o início da manhã deste sábado fez com que os termômetros de rua marcassem temperaturas elevadas antes mesmo das 10h. Muitos banhistas procuraram as praias da capital, o que fez com o que trânsito em grande parte das rodovias ficasse congestionado. Na rodovia SC-401, que leva aos balneários de Jurerê e Canasvieiras, o engarrafamento chegou aos 6 km e exigiu muita paciência.

As praias da Joaquina e do Campeche foram algumas das mais procuradas. O mar calmo e a maré baixa, ao contrário do registrado nas últimas semanas, permitiu que crianças e adultos curtissem um banho de mar. "Eu vim à praia na semana passada, mas mal tinha areia e o mar estava terrível", disse Valdo Luiz Talon, 27 anos. "Hoje deu para jogar frescobol e tomar um banho de mar".

Restando quatro dias para a chegada do verão, a arquiteta Sabrina Gonçalves, 26 anos, disse que o final de semana irá servir para dar um "upgrade" no bronzeado. "Com esse final de semana espero chegar ao verão já com uma cor legal", disse a jovem, que tomava sol na praia do Campeche por volta das 13h deste sábado. "Sei que o horário não é recomendado, mas é só para dar aquela bronzeada para o verão. Tenho que sair na frente das amigas e vou aproveitar já que muitas delas trabalham hoje".

De acordo com os dados do Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina, a temperatura chegou aos 32,6ºC no início da tarde. A previsão, entretanto, é de possibilidade de temporais durante a noite. "O calor e a umidade, associados a um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, mantém as condições de pancadas e trovoadas entre final de tarde e noite deste sábado e domingo", disse a meteorologista Gilsânia Cruz. "A chuva deve ser passageira, o que significa que em algumas cidades não iremos registrar o temporais".